SANEAMENTO
ECOLÓGICO
TRATAMENTO DE EFLUENTES COM JARDINS
O saneamento por jardins surgiu para responder as demandas ambientais, econômicas e sociais mais recentes não atendidas pelos tratamentos convencionais.
Dessa maneira, une os processos já amplamente conhecidos de tratamento de esgoto:
-
Primário: Remoção de sólidos suspensos;
-
Secundário: Remoção de matéria orgânica dissolvida;
-
Terciário: Remoção ou aprisionamento de componentes inorgânicos/desinfecção;
Com os processos e mecanismos da fitorremediação:
REMOVER, REDUZIR, IMOBILIZAR.
Eliminando assim algumas 'dores' do tratamento de efluentes convencional.
Jardins de tratamento mantém a elevada eficiência dos tratamentos convencionais adicionando benefícios de
ausência de mau odor, sem geração de lodo e operação simplificada e barata. mantém a elevada eficiência dos tratamentos convencionais adicionando benefícios de
JARDIM PARA TRATAMENTO DE
EFLUENTES DOMÉSTICOS E INDUSTRIAIS:
Os processos físicos, químicos e biológicos que acontecem espontaneamente no interior desses jardins promovem o tratamento da água possibilitando o seu reuso para fins não potáveis.
A inexistência de procedimentos e equipamentos complicados, a não utilização de insumos e a não geração de lodo, fazem com que a operação seja simples e barata podendo ser realizada por profissional sem experiência ou conhecimento técnico de saneamento.
TRATAMENTO DE LODO COM JARDINS
Os tratamentos de esgoto geram uma grande quantidade de resíduo (0,1 a 8,2L/habitante.dia), denominada lodo. Geralmente o lodo passa por um processo de secagem na própria ETE para ser transportado para aterros.
É grande o impacto dessa gestão no meio ambiente: alto consumo de energia, insumos e combustível fóssil, além de agravar ainda mais o problema do manejo do lixo urbano pela disposição desse resíduo com alta carga orgânica.
Nossa solução para Lodo é a construção de um jardim de tratamento por fitorremediação, que recebe o lodo bruto e faz a secagem e o tratamento desse lodo - sem energia elétrica, sem adição de insumos, sem necessidade de transporte para aterro. Reduz a umidade e o volume do lodo e trata o sólido resultando em composto orgânico para uso agrícola ou paisagístico.
Redução significativa dos
processos e custos de operação da ETE
e do impacto ambiental.
JARDIM PARA TRATAMENTO DE LODO:
Os jardins de esgoto são sistemas de tratamento completos, mas a mesma técnica pode ser usada para tratar o lodo proveniente de outros tratamentos, sejam eles quais forem (lagoa, fossa, lodo ativado...)
ALGUMAS VANTAGENS:
-
Redução de 99,9% do volume recebido;
-
Sem gasto de energia no tratamento;
-
Economia na gestão do lodo;
-
Retirada após 5 a 10 anos de composto pronto para uso em paisagismo, jardinagem;
-
Possível valorização do composto.